A campanha que terminou ontem, 31, alcançou números auspiciosos, mais de 500 pessoas participaram doando sangue nos 4 postos de coleta, aumentando em 18% o número de doadores em relação a Março do ano passado.

“É um exercício de cidadania, o Ribeirão Vermelho busca salvar vidas e conscientizar a população”, diz Alessandro Maraca.

Idealizada pelo grupo Arena Jovem da Igreja Sara Nossa Terra, a Campanha Municipal de Doação de Sangue “Ribeirão Vermelho”, entrou para o calendário oficial da cidade por lei proposta pelo um dos seus apoiadores, o vereador Alessandro Maraca.

A campanha tem o intuito de mobilizar a sociedade civil, para que a municipalidade e os cidadãos se mobilizem e abracem a causa em busca do salvamento de vidas; sendo importante a união de todos para que compartilhemos da salutar medida para salvar vidas, traçando-se estratégias em busca do aumento de estoques dos bancos de sangue.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são realizadas um total de 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, somente 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente.

A falta do estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e demais procedimentos que garantem vidas.

Todavia, além do Carnaval ser um período crítico, nos últimos anos, há um decréscimo de doação e está cada vez mais difícil alcançar o estoque ideal, segundo especialistas

Quatro pontos de coleta de sangue aderiram à campanha, que durou todo mês de Março.

 

“Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas adultas e até de dez bebês, a nossa ação é conscientizar as pessoas de como é simples e tão nobre doar sangue”, finalizou Maraca.

Todos os bancos de sangue da cidade estão com estoque abaixo do ideal, o banco de sangue de Ribeirão Preto, por exemplo, tem capacidade para atender 100 pessoas/dia e em média e atende somente 20 pessoas.

Doações continuam

Organizadores da campanha reforçam a importância das doações continuarem independente da campanha, pois, uma pessoa pode doar até quatro vezes por ano.

Locais de coleta de Sangue em Ribeirão Preto.

Hemac

Rua Garibaldi, 1280

Atendimento de seg à sexta das 7h às 17h

Atendimento especial para o mês da campanhas nos dias 4, 11 e 18 de março (sábado) e 26 de março (domingo) das 7h ás 11h

 

Banco de Sangue de Ribeirão Preto

Rua Quintino Bocaiuva, 975

Atendimento de seg a sábado das 7h às 18h

 

Hemocentro Sede

Rua Ten. Catão Roxo, 2501 (Campus USP)

Atendimento de seg a sexta das 7h às 13h

Atendimento sábado das 7h às 12h30

 

Hemocentro Posto de Coleta

Rua Quintino Bocaiuva, 470

Atendimento a seg das 8h às 19h30

Atendimento de ter a sexta das 7h às 17h30

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s